DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA DE INSCRIÇÃO DO INVERNO CULTURAL 2017 - SESIC

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Dúvidas Frequentes

Este ano os editais do Inverno Cultural UFSJ, voltados para a comunidade externa da universidade, foram lançados pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF). Anteriormente, as chamadas eram publicadas pela UFSJ via Lei Nº 8.666. Com isso, algumas documentações foram alteradas para apresentação das propostas e contratação dos artistas.

Outra novidade foi a união de duas áreas de atuação do evento. As áreas de Artes Plásticas e Artes Visuais agora estão unificadas em “Artes Visuais”. Logo, são seis áreas no total: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Especiais, Literatura e Música.

Como funcionam os editais internos e externos?

Há três tipos de editais do Inverno Cultural UFSJ:

  1. Edital de Oficinas;
  2. Edital de Eventos;
  3. Edital de Demanda Estimulada;
  4. Concurso de poesias;
  5. Chamadas de atrações voluntárias de extensão.

Os editais (1) e (2) são chamados de externos pois são direcionados à comunidade externa, ou seja, público no geral e pessoas que não participam do quadro efetivo da UFSJ. Já o (3) é chamado de interno, destinado às pessoas fazem parte do quadro efetivo da Universidade, ou seja, servidores técnicos administrativos e professores.

De onde vêm os recursos?

Os recursos do Inverno Cultural UFSJ podem ser viabilizados por Pessoas Jurídicas ou Físicas.

No caso das Pessoas Jurídicas, há três maneiras de disponibilizar recursos para o evento:

  • Patrocínio direto via depósito na Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF)
    A Pessoa Jurídica deposita a quantia desejada na conta da FAUF.
    Observação: a quantia é livre.
  • Patrocínio via Lei Rouanet
    A Pessoa Jurídica abate 100% do valor incentivado até o limite de 4% de seu Imposto de Renda.
  • Lei Estadual de Incentivo à Cultura via Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
    A Pessoa Jurídica sofre uma dedução do imposto devido em até 80% do valor total destinado ao projeto. A dedução dos recursos investidos é feita de acordo com os três patamares de renúncia fiscal – 10%, 7% e 3% do ICMS devido – de acordo com o faturamento anual da empresa patrocinadora.

No caso de Pessoas Físicas, há três possibilidades de realizar doações ao festival:

  • Doação direta via depósito na FAUF
    A Pessoa Física doa a quantia desejada à conta da FAUF.
    Observação: a quantia pode ser livre.
  • Doação via Lei Rouanet (dedução do Imposto de Renda)
    A Pessoa Jurídica abate 100% do valor incentivado até o limite de 6% de seu Imposto de Renda.
  • Crowdfunding
    O Inverno Cultural UFSJ abre uma conta de financiamento coletivo em um portal online e a pessoa física investe através dele.

O que pode ser pago com o dinheiro arrecadado?

O dinheiro só pode ser aplicado no que foi previamente solicitado pelos projetos do evento.

Como funcionam as formas de contratação do Inverno Cultural UFSJ?

O dinheiro só pode ser aplicado no que foi previamente solicitado pelos projetos do evento.

Por que elas não se restringem ao segmento local?

Não ocorre restrição às propostas locais por se tratar de um evento organizado por uma universidade pública. Portanto, a lei determina a ampla concorrência e publicidade, sem restrição de acesso aos participantes por conta da localização geográfica. Assim, todo edital, apesar de induzir a contratação de artistas de certos segmentos, deve ser universal nesse nicho.

É possível se inscrever em mais de uma modalidade ou categoria?

Todos os proponentes podem enviar propostas em mais de uma modalidade e/ou categoria, desde que não seja o mesmo projeto.
Exemplo: Dentro da categoria Música podem ser inscritas duas propostas distintas.

Posso inscrever projetos já enviados anteriormente que não foram selecionados?

Todos os proponentes podem, sim, encaminhar propostas anteriormente enviadas que não foram selecionadas.

Quando saem os resultados? Como posso consultar?

Os resultados saem a partir do dia 3 de abril nas páginas www.ufsj.edu.br/fauf e www.invernocultural.com.br.

Posso fazer a inscrição com documentação faltando?

Não. É preciso que todos os documentos listados no edital estejam presentes na inscrição.

Como a seleção da proposta é feita? Quais são os critérios? Quem são as pessoas que integram a comissão julgadora?

A seleção da proposta é feita por meio de uma avaliação que se baseia nos seguintes critérios:

  1. Criatividade e originalidade da proposta – 20 pontos
  2. Objetividade e clareza no detalhamento de atividades e demandas – 20 pontos
  3. Adequação ao formato do evento, viabilidade técnica e orçamentária da proposta – 25 pontos
  4. Relevância e impacto social dos resultados da atividade – 25 pontos
  5. Currículo do proponente em formato .pdf com informações sobre trabalhos realizados – 10 pontos

A Comissão Especial de Julgamento é composta pelos coordenadores de área do Inverno Cultural.

O evento de 2017 acontecerá em quais cidades?

Este ano o festival acontecerá apenas em São João del-Rei, pois não há recursos para abranger mais cidades.

O Inverno Cultural deste ano já possui os recursos para realização do festival?

Sim, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e outros recursos. O Inverno Cultural UFSJ está garantido!

Qual é o tema deste ano?

O tema do Inverno Cultural 2017 é “Universidade, Arte e Resistência: a cultura como bem comum”.

Por que os pagamentos das propostas selecionadas são divididos em 40% antes do evento e 60% depois?

O pagamento é realizado dessa maneira para garantir ampla participação e a competitividade na seleção dos editais. Os 40% do valor são antecipados a fim de auxiliar com as despesas inerentes à criação dos produtos da proposta e com transporte, alimentação e hospedagem.

Por que os proponentes externos recebem uma quantia maior que os proponentes locais?

A remuneração dos proponentes externos inclui uma ajuda de custo para fins de transporte, hospedagem e alimentação.