10 jul 2017

Galwem, música celta em São João del-Rei

 

A tradição de um povo antigo que atravessou as barreiras do tempo e hoje ainda pode ser ouvida em diversas partes do mundo. A música celta, conhecida por ser um ritmo forte e marcado, usa instrumentos como flautas, violino, acordeon, bandolins, guitarra e harpa, não desapareceu e está também em São João del-Rei com a Galwem – e no Inverno Cultural. O som, que ainda dissemina a cultura de povos que viveram há tempos em terras nórdicas, é tocado há 12 pelas ruas e bares sacros da cidade e faz parte da programação do Inverno Cultural 2017.

O grupo surgiu entre amigos, da ideia de fazer música popular, regional, do brasil e internacionais, tocando com instrumentos eruditos, com arranjos alternativos. O estilo celta e a união do folk rock, rock rural e progressivo são as principais influências da banda Galwem, nascida em terras mineiras, rodeada de interferências como o clássico e o Pop, com um estilo nada convencional. Com letras bem humoradas e apaixonantes, a banda cria um clima mágico e nostálgico, descontraído e divertido, levando o público a uma pequena viagem pela Europa antiga e por alguns estilos brasileiros.

“Ouça minha voz”, primeiro álbum da banda, lançado em 2005, conta a história de Joaquim, um rapaz pobre, nascido nas terras de El Rey, que consegue, por meio da música, quebrar obstáculos, viajar por continentes e conhecer diferentes culturas. Joaquim, em suas viagens, ainda ajuda Dom Pedro I a proclamar a Independência do Brasil.

Durante os anos, Galwem foi modificando seu som, incorporando instrumentos e agregando sempre novas músicas ao seu repertório, sem deixar de lado, é claro, sua autenticidade. “Temos o objetivo de apresentar um trabalho bonito, que agrade a nós e ao público. Temos satisfação em apresentar as nossas próprias músicas, damos prioridade às nossas canções autorais, mas por gostarmos muito do contato e da interação com o público, mesclamos as nossas músicas com outras conhecidas e, claro, muita coisa brasileira, como Secos e Molhados, Tim Maia, sempre com o nosso toque e estilo”, aponta Marcos Carvalho, flautista e vocalista da banda.

A Galwem já foi convidada a se apresentar no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro e em várias cidades da região e do País. Atualmente está realizando apresentações incluindo as músicas do seu último álbum, intitulado “Joaquim e o Barril de Carvalho”, lançado em 2014. E os trabalhos para o próximo álbum já estão em andamento.

Para esta nova apresentação no Inverno Cultural UFSJ, local que marcou o início da banda, que já se apresentou quatro vezes no evento, a Galwem prepara um repertório especial, com nova formação. “A sensação de tocar no Inverno Cultural é sempre única. A gente praticamente começou aqui, né? Este ano vamos ainda fechar o evento, no dia 29”, comemora, e já promete: “Estamos fazendo um show bonito. Vamos tocar em casa, com formação nova. A banda tá muito unida e ansiosa, com uma energia boa que eu tenho certeza que vai transparecer no nosso show”. O show está previsto para 21h30.

Conheça o canal do youtube da Galwem.

Texto: Lays Vieira

Foto: Divulgação

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.