06 jul 2017

Parcerias garantem oficinas gratuitas em instituições de São João e Tiradentes

 

Em 2017, além das 49 oficinas e quatro master classes, o Inverno Cultural fechou parceria com instituições de São João del-Rei e Tiradentes para garantir as Oficinas Associadas Gratuitas. Capoeira, Introdução Musical, Jogos Pedagógicos, Restauração, Malabarismo e Pintura com Terra fazem parte da programação.

Essas oficinas são oferecidas gratuitamente para toda a população e fazem parte de uma associação com entidades de conservação do patrimônio das cidades, que, juntas, promovem o resgate da cultura de patrimônio natural e histórico.

No Centro Cultural Sesi Yves Alves, em Tiradentes, será possível realizar uma redescoberta artística da Serra São José, na oficina de Pintura com terra. Nela, o recurso (tinta à base de terra) é extraído de forma não predatória, desenvolvendo um diálogo sobre a importância da preservação da área. As atividades serão mediadas pelo professor Alex Terra, para todas idades – uma ótima oportunidade para levar crianças e, pela pintura, desenvolver aspectos cognitivos, sensíveis e culturais de maneira lúdica. A oficina acontece no dia 22 de julho, às 14h. Também no mesmo local, vai ter Capoeira, ministrada pelo Mestre Prego, no dia 27, às 15h. O objetivo é mostrar um pouco da capoeira para o público infanto-juvenil. Para fechar a programação em Tiradentes, no dia 29, será realizada a Oficina de malabarismo, com Rogério Camara, especialista em Psicomotricidade, que trabalhará com o público (todas as faixas etárias) fundamentos básicos da manipulação de objetos clássicos do circo.

Já em São João del-Rei, o Memorial Tancredo Neves, a Escola de Música Cantábile e o Museu de Arte Sacra promovem atividades. De 24 a 27 de julho, a Banda Theodoro de Faria e a Escola de Música Cantábile promovem a oficina Aqui se aprende música. Das 15h às 16h30, crianças de 8 a 11 anos aprenderão conceitos básicos da música, sob a coordenação de Anizabel de Lucas. Basta comparecer à Rua Santo Antônio, nº 5, no bairro Colônia do Marçal com uma pasta polionda e uma flautinha doce. No mesmo dia, o Museu de Arte Sacra promove a oficina de Jogos pedagógicos. A pedagoga Ana Cristina Ferreira e sua equipe compartilharão com os pequenos diversos conceitos de identidade, memória, pertencimento e preservação por meio de jogos e brincadeiras. Para encerrar a programação dos parceiros em São João, no dia 27, às 14h, também no Museu, acontece a Oficina de restauração. É uma oportunidade única para reconhecer o valor cultural das manifestações artísticas de períodos passados, como o barroco e o rococó. O Museu fica na Rua Getúlio Vargas, 376, Centro.

Ficou interessado em saber mais a respeito das oficinas? Acesse www.invernocultural.com.br/guia-de-oficinas.

 

Texto: Thaís Fernanda de Souza

Foto: Anderson Marcenes

Compartilhe:
0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.